Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2019

DIA INTERNACIONAL DA BE

A BE em movimento dentro e fora.

28 de OUTUBRO: DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

TODOS A LER POESIA! Convidamos toda a comunidade escolar a participar na celebração  deste dia, subordinado ao tema "Vamos Imaginar"e perceber o poder da palavras, dos livros e das bibliotecas para transformar o mundo!

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 14.ª EDIÇÃO

Chegou a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Está atento às próximas informações! Para já, consulta a Informação disponível e  o Regulamento  e prepara-te para representar a tua turma! Podes inscrever-te   AQUI !

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro . A data é uma chamada de atenção internacional para o problema do bullying. A BE associa-se a esta data e, por isso lança um desafio que pretende contribuir para alertar os alunos para esta forma de violência que urge combater e denunciar. Participa! Ver regulamento .   Podes inscrever-te   AQUI !

CONCURSO Media@ção.

Está aberta a 3.ª edição do concurso Media@ção . Podem candidatar-se alunos de ensino  secundário e profissional . O tema proposto é: " Media, desinformação e desenvolvimento sustentável" . Pretende-se que os trabalhos relacionem o uso dos media e o atual problema da desinformação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 5 (Igualdade de Género), n.º 13 (Ação Climática) ou n.º 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), como por exemplo: ● Qual o papel dos media para promover a igualdade de género, desincentivar a violência de género ou tratar outra questão de género relevante? ● Como combater a desinformação referente às alterações climáticas? Como usar os media para sensibilizar e educar para as alterações climáticas? ● Como combater o discurso de ódio e todas as formas de violência e desinformação veiculadas pelos media que colocam em causa a paz social e as instituições democráticas? Os trabalhos a concurso devem: ● Ter a duração máxima de 3 minutos,

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE 2

N unca é demais lembrar... A biblioteca da Soares disponibiliza a TODA a comunidade educativa uma nova ferramenta digital, para exploração de guiões e guias práticos de pesquisa. Como fazer citações / organizar bibliografia – normas apa Como fazer um relatório Tópicos para um relatório de visita de estudo Guião para a elaboração de um portefólio Como fazer um resumo Como fazer uma síntese Como fazer uma reclamação. V amos apostar na BE !

CLARICE LISPECTOR IV

Onde Estivestes de Noite   Cópia pública  (PDF)

CLARICE LISPECTOR III

A Via Crucis do Corpo   Cópia Pública  (PDF)

CLARICE LISPECTOR II

Felicidade Clandestina, Contos,   cópia pública (PDF)

CLARICE LISPECTOR I

A Legião Estrangeira   Cópia pública  (PDF)

LER FAZ BEM!

1. Contribui para a aquisição de conhecimento; 2. Melhora o funcionamento cerebral; 3. Reduz o stress; 4. Estimula a memória; 5. Estimula a imaginação; 6. Contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica; 7. Aumenta o vocabulário; 8. Contribui para o desenvolvimento da capacidade de escrita; 9. Ajuda a desenvolver a capacidade de concentração; 10. Contribui para o aumento da empatia; 11. É uma forma económica de entretenimento; 12. Leva-nos a conhecer o mundo…

GESTÃO BIBLIOGRÁFICA - RECURSOS DIGITAIS NA BE 4

  FERRAMENTAS  Existem programas gratuitos que ajudam a fazer a gestão das obras utilizadas, a fazer citações corretamente e a produzir automaticamente a bibliografia final. Sugerimos UMA aplicação gratuita, de entre as muitas que existem para gerir melhor a bibliografia dos trabalhos: ZOTERO

COMO USAR A INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS - RECURSOS DIGITAIS NA BE 5

As tecnologias estão presentes no nosso dia a dia. Com elas, temos acesso à informação, comunicamos, expressamos ideias, publicamos imagens e vídeos, ... Aprende AQUI  a saber fazer.