Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2017

Queres ser voluntário da Leitura?

O projeto "Voluntários da Leitura" criado em 2012, pela Universidade Nova de Lisboa e que conta com o apoio do Plano Nacional de Leitura, tem como missão a criação de "uma rede nacional de voluntariado na área da promoção de leitura", apoiando iniciativas nas escolas ou nas bibliotecas. Para saberes mais sobre este projeto podes visitar a página www.voluntariosdaleitura.org ou pedir mais informações na tua biblioteca escolar biblioteca@easr.pt.

O Livro que trago na Mochila - Queres saber?

Partilha connosco as tuas leituras: conta-nos o que andas a ler, o porquê da tua escolha e revela qual será a tua próxima leitura.Envia-nos o teu testemunho para biblioteca@easr.pt e geral@forum.pt

Comemorar a Liberdade

  25 de abril | dia da liberdade

Dia Mundial do Livro: "Todos a Ler"

Fora de portas, o Livro e a Leitura são os protagonistas, neste fim-de-semana. Estão todos convidados, dia 22 e 23 de Abril!

23 de Abril-Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Dia 23 de abril (dia de S. Jorge), celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta data foi escolhida pela UNESCO para honrar uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha. Em troca, as damas brindavam-nos com um livro. Nesta data de 23 de Abril prestamos também homenagem à obra de dois grandes vultos da literatura universal – Cervantes e Shakespeare, falecidos neste mesmo dia, em 1616. "(...) Será, pois, de saber que este sobredito fidalgo, nos momentos em que estava ocioso (e era a maior parte do ano) se entretinha a ler livros de cavalaria com tanto empenhamento e gosto que quase esqueceu de todo o exercício da caça e igualmente a administração da sua herdade; e a sua curiosidade chegou a tal ponto e a tal desatino, que vendeu muitas courelas de cultivo para comprar livros de cavalaria, que pretendia ler, levando para sua casa todos aqueles que desse tema tratassem;(…)." Miguel de Cer

Quino em Portugal

O desenhador argentino de 84 anos, Quino assinala 60 anos de carreira e é o convidado especial do festival de cartoon de Vila Franca de Xira, que decorre de 22 de abril a 28 de maio.

Paula Rego em "A Arte chegou ao Colombo"

No âmbito da 7.ª edição do projeto "A Arte chegou ao Colombo", em Lisboa, a pintora Paula Rego vai apresentar uma exposição dedicada às "Estórias" e "Contos" que lhe marcaram a vida e o seu percurso artístico. A exposição - que decorrerá entre 27 de junho a 27 de setembro de 2017- vai incluir obras em gravura, pintura, pastel e litografias.

Ler e Ilustrar Raul Brandão 2

A partir do projeto de Animação Comum (PAC) dinamizado pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), Comemorar os 150 anos de Raul Brandão, os alunos foram desafiados a expressarem-se criativa e artisticamente através da ilustração. Visitem a exposição dos trabalhos!

100 anos de "A Fonte" de Duchamp

Fonte: http://fr.wikipedia.org/wiki/Image:Urinoir-duchamp.jpg Foi apresentada pela primeira vez, em Abril de 1917, na Exposição Anual da Sociedade de Artistas Independentes, em Nova Iorque, a obra "A Fonte" , urinol de porcelana branco, de Marcel Duchamp, considerada uma das obras mais representativas do dadaísmo em França.