Avançar para o conteúdo principal

23 de Abril-Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Dia 23 de abril (dia de S. Jorge), celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta data foi escolhida pela UNESCO para honrar uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha. Em troca, as damas brindavam-nos com um livro.

Nesta data de 23 de Abril prestamos também homenagem à obra de dois grandes vultos da literatura universal – Cervantes e Shakespeare, falecidos neste mesmo dia, em 1616.



"(...) Será, pois, de saber que este sobredito fidalgo, nos momentos em que estava ocioso (e era a maior parte do ano) se entretinha a ler livros de cavalaria com tanto empenhamento e gosto que quase esqueceu de todo o exercício da caça e igualmente a administração da sua herdade; e a sua curiosidade chegou a tal ponto e a tal desatino, que vendeu muitas courelas de cultivo para comprar livros de cavalaria, que pretendia ler, levando para sua casa todos aqueles que desse tema tratassem;(…)."

Miguel de Cervantes Saavedra, "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha", Capítulo I.


"Como no palco o ator que é imperfeito
Faz mal o seu papel só por temor,
Ou quem, por ter repleto de ódio o peito
Vê o coração quebrar-se num tremor,

Em mim, por timidez, fica omitido
O rito mais solene da paixão;
E o meu amor eu vejo enfraquecido,
Vergado pela própria dimensão.

Seja meu livro então minha eloquência,
Arauto mudo do que diz meu peito,
Que implora amor e busca recompensa


Mais que a língua que mais o tenha feito.
Saiba ler o que escreve o amor calado:
Ouvir com os olhos é do amor o fado."

Shakespeare, "Soneto 23"