Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2018

1ª FASE CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

 O C oncurso N acional de L eitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e decorre em quatro fases distintas, ao longo do ano escolar. Já está em curso a 1ª fase (Fase Escola), aberta a todos os alunos da Soares. Obra escolhida:" A Metamorfose ", de Franz Kafka Prova de seleção: Dia 12/12 (4ª feira), 14:30 - 15:30 Estrutura: perguntas de escolha múltipla e comentário. 1. A todos os candidatos que realizem a prova será entregue um certificado de participação ; 2. Será atribuído um prémio aos dois candidatos melhor classificados , entregue em momento a designar. L Ê . P ARTICIPA. R EPRESENTA A S OARES. BOAS LEITURAS!

MUNDOS DESIMAGINADOS-DIA 19

As professoras Helena Pacheco, Leonor Soares, Rosário Forjaz e a ilustradora Mariana Rio Na 2.ª feira, dia 19, na BMAG,  a obra poética de Manuel António Pina foi celebrada em diálogo com professores, ilustradores e alunos que nos falaram das diversas fases de desenvolvimento  de uma ilustração, nomeadamente a  motivação, a reflexão conjunta e o processo de criação. A plateia atenta

EXPOSIÇÃO NA BMAG

A EASR respondeu ao desafio lançado pelos promotores das Jornadas Internacionais, Desimaginar o mundo – Manuel António Pina 2018 , associando-se à homenagem ao Poeta, no ano em que se celebra o 75.º aniversário do seu nascimento. Os alunos realizaram, durante as aulas de Desenho, exercícios de ilustração a partir de poemas de Manuel António Pina, selecionados pela nossa biblioteca, recorrendo à utilização livre de técnicas e materiais.Os trabalhos traduzem a interpretação, a sensibilidade e a criatividade dos seus olhares. A não perder!

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Unesco e celebra-se na terceira 5.ª feira do mês de novembro. Este deve ser um dia de pensamento livre e informado sobre os grandes desafios do nosso tempo. Na biblioteca da Soares celebramos este dia com uma exposição de trabalhos dos alunos de Filosofia e com 3 propostas para explorar: O que é, e para que serve, a Filosofia? E o que é a felicidade, para o filósofo Fernando Savater? "Vida de Insecto",  filme de animação, produzido pela Pixar em 1998 . 

DESIMAGINAR O MUNDO

As Jornadas Internacionais Desimaginar o  M undo , de homenagem a Manuel António Pina têm por objetivo homenagear o poeta, que nasceu a 18 de novembro de 1943,  autor “de uma das obras mais consistentes e imaginativas da literatura atual, escrita em língua portuguesa”. A iniciativa envolve, entre outras instituições, as universidades Nova de Lisboa, de Lisboa e do Porto, as universidades de São Paulo e Federal de São Paulo, o Mira Forum, a Escola Superior de Arte e Design e a Escola Artística de Soares dos Reis. A não perder!

PENSAR . INTERVIR . VER. SEGUNDAS DE CINEMA

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. (...)".                                      Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo 1.º Para dar maior visibilidade a estas questões, a biblioteca vai exibir o filme de Sérgio Tréfaut "Viagem a Portugal", baseado numa história real. Trata-se de um filme político sobre os procedimentos de controlo de estrangeiros nos aeroportos europeus e o tratamento desumano que é prática comum nos dias de hoje. Sessão: Segundas de Cinema Dia:26/11 e 10/12

PENSAR . INTERVIR . LIVRES E IGUAIS

Este é o lema da próximas iniciativas e desafios da biblioteca da Soares, durante o mês de dezembro! Junta-te a nós e cria uma  música, ou um pequeno filme, ou tira uma foto que farão parte de uma expo-demonstração no dia 10 de Dezembro. Se quiseres habilitar-te a voos mais altos inscreve-te no Concurso “Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”. Consulta o site: https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2018/10/RegulamentoLivresIguais_-EscolasDireitosHumanos2.pdf

DIREITOS HUMANOS - CELEBRAÇÃO

2018 assinala o ano da celebração dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 40 anos da sua publicação em Portugal, bem como o 40.º aniversário da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos. A biblioteca da Soares associa-se a esta celebração, dinamizando várias atividades que têm início a 19 de novembro e que se prolongam até 10 de dezembro. PENSAR . INTERVIR. LIVRES E IGUAIS.