sábado, 12 de dezembro de 2015

Para LER - CNL

Breve Síntese

Angela Vicario casa com Bayardo San Román, um forasteiro que gosta de exibir, de forma bem arrogante, o seu poder económico, sendo “devolvida” logo após a noite de núpcias, depois de o noivo constatar que a jovem já não é virgem.
Pressionada pela família a revelar o nome do suposto sedutor, Angela denuncia Santiago Nasar como sendo o autor da façanha, por julgar que a fortuna deste fará dele um intocável, apesar de viver numa terra onde, segundo o costume, as dívidas de honra se pagam com a morte.
Angela engana-se. A mentalidade, típica de uma sociedade patriarcal, da família Vicario é incapaz de aguentar o escárnio motivado pela honra supostamente manchada e sente-se compelida pela sociedade a matar o “infame”, apesar da pouca vontade em fazê-lo.
Na realidade, os irmãos de Angela fazem tudo para dar a entender as suas intenções, com o objetivo de que alguém os impeça, proporcionando a Nasar a oportunidade para escapar a uma morte mais do que anunciada.
Apesar de todos os indícios serem facultados no sentido de evitar a morte apregoadíssima de Santiago, que apesar de apregoadíssima esta nunca é levada a sério pela maior parte das pessoas envolvidas que poderiam tê-la evitado.

BOAS LEITURAS!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

10ª Concurso Nacional de Leitura.

Já estão abertas as inscrições para a fase de escola da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos que desejarem participar deverão fazer a sua inscrição na Biblioteca Escolar ou junto do(a) professor(a) de Português, até ao dia 17 de dezembro de 2015. A obra proposta para leitura é Crónica de uma Morte Anunciada de Gabriel García Márquez. A prova a nível de escola realizar-se-á entre o dia 13 e 20 de Janeiro de 2016.

Participa e representa a Soares!

Boas Leituras!


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Comemorar os Direitos Humanos1



O“Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por parte da Assembleia das Nações Unidas. Para assinalar esta data, o Grupo da Coesão Social da Soares dinamiza uma Palestra sobre o tema, que conta com a participação do Professor José Melo, "A Arte e os Direitos Humanos", da Sara Almeida "Ser voluntaria em Lesbos - o principal ponto de chegada dos refugiados à Europa / As minhas histórias, as deles e como podes ajudar"e de Khuloud Kalthoum, estudante síria no nosso país.

[A Sara tem 23 anos e estudou na Escola Artística Soares dos Reis antes de partir para o Reino Unido para fazer uma licenciatura em Design de Produto. Durante o curso focou-se em usar o design como solução para problemas sociais. Desenvolveu, entre outros projectos, um abrigo de emergência para refugiados e um kit de inserção social para prisioneiros que sejam libertados depois de uma longa sentença. Durante o último ano trabalhou num estúdio de consultoria de design de produto mas decidiu despedir-se para se concentrar em projectos sociais.]
[A Khuloud é uma jovem Síria que veio para Portugal com uma bolsa de estudo atribuida por Jorge Sampaio e Santana Lopes, para continuar o seu mestrado em Energias Sustentáveis. A Khuloud estuda no Instituto Superior de Engenharia do Porto, mas os seus pais ainda vivem em Damasco, na Síria. É muçulmana e adora partilhar histórias sobre o seu país e cultura. Estará presente para responder a perguntas que lhe queiram colocar.]

A NÃO PERDER!

Comemorar Os Direitos Humanos2

Na galeria da Biblioteca da Soares está patente uma exposição de cartoons sobre "Os Direitos Humanos", gentimente cedida pelo Museu Nacional de Imprensa.