Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2015

"Aos Bravos Concorrentes da escrita criativa"

A VI edição do Concurso Literário de Escrita Criativa já está aí! Lançado pela Câmara Municipal do Porto está integrado no programa municipal “O Porto a Ler”, cuja finalidade é sensibilizar e desenvolver nos alunos o gosto pela escrita criativa e pela leitura.  Para o presente ano letivo, o  tema proposto é “O Palácio de Cristal”, no âmbito da comemoração dos seus 150 anos. A modalidade escolhida é o conto. O Júri sugere: No que respeita à espácio-temporalidade do Palácio de Cristal, é útil pedir ao(à) professor(a) de história ou outra qualquer pessoa informada, textos relacionados com o assunto, desde a sua fundação até aos dias de hoje, porque o rigor é imprescindível. O(A) professor(a) de português deverá ser ouvido(a) quando a estrutura da tua escrita criativa esteja pensada.   Mas, a escrita é só tua, individualizada de uma forma pessoal de acordo com a tua faixa etária: o passaporte para a competição.”

Exposição na Biblioteca da Soares

Na biblioteca da Soares está patente uma exposição com ilustrações sobre a obra “O Mosteiro” de Agustina Bessa-Luís, que durante o mês de junho último, esteve presente ao público, no átrio da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG). Os trabalhos foram realizados pelos nossos alunos das turmas do 10º, 11º e 12º anos, durante o ano letivo 2014-15, na disciplina de Desenho A, no âmbito do Projeto de Animação Comum, articulado com a BMAG. A não perder!

Parabéns Filipa Ribeiro,12º B1

A Filipa Ribeiro , do 12.º B1 do Curso de Design de Comunicação da Escola Artística Soares dos Reis,  leu alto e bom som ! Gravou um vídeo com o poema Adeus de Eugénio de Andrade . É uma das 20 semifinalistas do concurso "Dá voz à Letra"! P arabéns e boa sorte para a 2.ª fase.

10ªedição do Concurso Nacional de Leitura 2015-2016

O C oncurso N acional de L eitura é uma iniciativa do P rograma N acional de L eitura e decorre em três fases distintas, ao longo do ano escolar: 1ª Fase – Escolas | 2º Fase – Distrital |3ª Fase –Final Nacional A participação na 1 ª fase (Fase Escola) está aberta a todos os alunos da Soares . Consulta o R egulamento Geral e a C alendarização do CNL 2015/2016, já disponíveis no site do PNL . PARTICIPA e REPRESENTA A SOARES! Inscreve-te na BIBLIOTECA ou junto do teu Professor de Português!

INE|RBE Formação em Estatística

V amos utilizar a estatística como ferramenta de aprendizagem. A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) planeiam realizar um conjunto de ações de formação dirigidas aos docentes, para promoção da literacia estatística em contexto curricular. Tendo como base a articulação entre a biblioteca escolar (BE) e os docentes das diferentes áreas curriculares, pretende-se que a literacia estatística seja trabalhada de forma prática em contextos de ensino/ aprendizagem, através da utilização de um conjunto alargado de recursos digitais disponibilizados pelo projeto ALEA - Ação Local de Estatística Aplicada. As ações de formação, a decorrer nos agrupamentos/ escolas, realizar-se-ão com um mínimo de 15 docentes, devendo a inscrição ser efetuada até 20 de novembro, junto da professora bibliotecária. 

Exposição Escolas no Teatro

Escolas no Teatro é uma iniciativa promovida pelo Teatro Nacional de S. João (TNSJ). No ano letivo 2014-15 contou com a participação dos alunos do 12º ano da E scola A rtística S oares dos R eis que realizaram exercícios de cenografia, no âmbito da disciplina de Projeto e Tecnologia do Curso de Produção Artística, especialização em Realização Plástica do Espetáculo. A partir da leitura do texto Eis o Homem de Marta Freitas, os alunos, orientados pelo prof. Nuno Lucena, produziram trabalhos que estão em exposição no Mosteiro de São Bento da Vitória de 6 a 14 de novembro, 2015.

Clube de Leitura

A próxima sessão do Clube de Leitura é dedicada à obra da escritora italiana Elena Ferrante, A A miga G enial ,o primeiro volume de uma tetralogia com o mesmo nome. A A miga G enial é a história da amizade turbulenta de duas raparigas num bairro popular nos arredores de Nápoles e  dos  conflitos familiares e amorosos que as envolvem e se sucedem numa narrativa veloz e desconcertante. A sessão, aberta a toda a comunidade escolar, realizar-se-á no dia 26 de novembro, 5.ªfeira , às 18:30 h, na Biblio teca.

DigiTile–Azulejaria e Cerâmica online

DigiTile é uma biblioteca online que disponibiliza fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. Na biblioteca digital estarão disponíveis ao público cerca de três mil fotografias e outras tantas fichas documentais sobre azulejaria, 800 desenhos do pintor e desenhador Emílio Guerra de Oliveira, documentação sobre os vários tipos de azulejos em Portugal, textos inéditos de Santos Simões (1907-1972), o historiador e investigador que procedeu à inventariação do património azulejar português em Portugal e no Brasil e ainda os textos dos investigadores do Instituto de História da Arte.

"À descoberta...da Biblioteca"

Durante o mês de o utubro, todas as turmas do 10º ano , dos cursos artísticos especializados e os alunos do 1º ano do curso profissional TJC, acompanhadas dos respetivos docentes de Português,  fizeram uma visita guiada à nossa biblioteca.  A professora bibliotecária C ristina R odrigues informou os alunos presentes sobre o modo de funcionamento dos serviços, deu-lhes a conhecer o tipo de recursos disponíveis e motivou-os  para a importância da biblioteca e da sua regular utilização, durante o seu percurso escolar.O acolhimento às turmas terminou com a participação dos alunos numa atividade lúdica, biblio paper , para a descoberta da b iblioteca e scolar.