Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2012

Ritmo e poesia!

O dia mundial da poesia foi assinalado na biblioteca convidando toda a comunidade escolar a participar com uma frase alusiva à poesia ou um poema. Vejam o que um anónimo deixou. "Ritmo e Poesia! Só quando as portas da percepção estiverem limpas, o homem verá as coisas como elas são: Infinitas!"

Viva a Poesia!

Se houvesse degraus na terra e tivesse anéis o céu, eu subiria os degraus e aos anéis me prenderia. No céu podia tecer uma nuvem toda negra. E que nevasse, e chovesse e houvesse luz nas montanhas, e à porta do meu amor o ouro se acumulasse. Beijei uma boca vermelha e a minha boca tingiu-se, levei um lenço à boca e o lenço fez-se vermelho. Fui lavá-lo na ribeira e a água tornou-se rubra, e a fímbria do mar, e o meio do mar, e vermelhas se volveram as asas da águia que desceu para beber, e metade do sol e a lua inteira se tornaram vermelhas. Maldito seja quem atirou uma maçã para o outro mundo. Uma maçã, uma mantilha de ouro e uma espada de prata. Correram os rapazes à procura da espada, e as raparigas correram à procura da mantilha, e correram, correram as crianças à procura da maçã. poema de Herberto Helder, imagem de Breughel

A Evolução do Traje: Exposição

O traje e as profissões é o tema de mais um conjunto de imagens que se encontram expostas na nossa Biblioteca para complementar a exposição de postais: A evolução do traje ao longo dos tempos. Alguns dos desenhos agora expostos são de grandes artistas portugueses, nomeadamente  Roque Gameiro e Rafael Bordalo Pinheiro.

Seis Meses Sete Filmes

Na passada quinta-feira, dia 8 de março, celebrou-se o Dia Internacional da Mulher com a apresentação do filme Shirin do realizador iraniano Abbas Kiarostami pela professora Margarida Mouta. Na próxima quinta, antes da projeção de The Misfits (Os Inadaptados), de John Huston, que será apresentado pelo professor Orlando Falcão, teremos ocasião de ver uma série de fotografias tiradas por profissionais da agência Magnum durante as filmagens. O filme de 1961 que tem argumento do  dramaturgo Arthur Miller e conta com um trio de estrelas na interpretação foi  muito aclamado pela crítica.

Sinais de Fogo

O romance, inacabado, foi publicado postumamente em 1979. A ação decorre no espaço físico da Figueira da Foz, durante o tempo histórico da Guerra Civil de Espanha e tem como personagem principal  um rapaz, Jorge, oriundo da média burguesia lisboeta que, durante umas férias de Verão vai compreendendo o mundo e descobrindo, entre muitas outras coisas, a poesia. "Sinais de Fogo Sinais de fogo, os homens se despedem, exaustos e tranquilos, destas cinzas frias. E o vento que essas  cinzas nos dispersa não é de nós, mas é quem reacende outros sinais ardendo na distância um breve instante, gestos e palavras ansiosas brasas que se apagam logo."