Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2017

ENTRE FORA E DENTRO 4 - M.C. ESCHER

A vida e a obra do artista gráfico holandês M.C. Escher (1898-1972), cuja arte é repleta de desafios para o olhar e perceção da realidade humana. As suas obras são dotadas de inúmeros efeitos e ilusões de ótica, onde se enquadram representações,  misto de geometria, proporção, repetição e inovação e também inúmeras metamorfoses que desafiam a realidade. 5ª feira, da parte da manhã, no pequeno auditório (biblioteca). sessões às 9:30, 10:45 e 12:00 A não perder.

BIBLIOVENCEDORES - "À Descoberta da Biblioteca"

A biblioteca da Soares felicita   os  alunos do 10.º ano pela forma como se empenharam na realização do  Bibliopaper , " À Descoberta da Biblioteca ". O grupo Emiéles, da turma  10.º 9 , obteve a melhor classificação, acertando em todas as questões, em 35 minutos, pelo que e conquistou o merecido  1. º lugar, com direito a diploma e um prémio simbólico.      Parabéns aos vencedores!

LER MANUEL A. PINA IV

Poema da 4.ª semana do mês de novembro: Amor como em Casa Regresso devagar ao teu sorriso como quem volta a casa. Faço de conta que não é nada comigo. Distraído percorro o caminho familiar da saudade, pequeninas coisas me prendem, uma tarde num café, um livro. Devagar te amo e às vezes depressa, meu amor, e às vezes faço coisas que não devo, regresso devagar a tua casa, compro um livro, entro no amor como em casa. Manuel António Pina, in "Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo. Calma é Apenas um Pouco Tarde"

ATENÇÃO

EM CARTAZ

  1. TEATRO Para ver até ao dia 3 de dezembro, " A Promessa " de Bernardo Santareno (1920-1980), no palco do Teatro Nacional de São João. “Maldita promessa, maldito casamento, maldita família!” A tempestade dura há já cinco dias e lá fora ouve-se “um mar bravíssimo e o vento rijo”. 2.  POESIA Na Livraria Flâneur 30 de novembro | 21h30 Na Casa Bô 29 de novembro | 22h00

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA - 16 NOVEMBRO.

O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO, em 2002. Comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro, que este ano corresponde ao dia 16. Por ser um dia de reflexão e de questionamento, foi lançado, em articulação com o Grupo de Filosofia, um desafio às turmas do 10.ºano, que partiu do poema de Manuel A. Pina, (Autor do Mês, escolhido pela BE), "Pensar de pernas para o ar/é uma grande maneira de pensar/". A biblioteca espera receber o maior número de contributos que demonstrem o pensamento crítico, reflexivo e autónomo dos nossos alunos.

SIZA VIEIRA NO CCB

"Vizinhos" -  a história do reencontro de Álvaro Siza Vieira com 4 projetos de habitação social que desenvolveu ao longo de décadas em 4 cidades europeias. É uma exposição que está patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém até 11 de Fevereiro

EM CARTAZ

FORA DE PORTAS DE 23 A 30 DE NOVEMBRO... A NÃO PERDER!

ENTRE FORA E DENTRO 3 - RECONHECIMENTO DA LGP

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 15 , no pequeno auditório.

COMEMORAR A LGP

Na próxima quarta-feira, dia 15, assinala-se o dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP) . Divulgamos, aqui, as atividades comemorativas desta data: - visualização da " Coreografia ABC Gestual " - monitor do átrio da entrada da Escola; - visualização da leitura coreografada do poema " Pensar de Pernas para o Ar "- monitor do átrio da entrada da Escola; - apresentação da " Coreografia ABC Gestual " - átrio Biblioteca (intervalos grandes); - apresentação do documentário " Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa, 10 anos " - pequeno auditório.

LER MANUEL A. PINA III

Poema da 3.ª semana do mês de novembro: A Poesia Vai Acabar A poesia vai acabar, os poetas vão ser colocados em lugares mais úteis. Por exemplo, observadores de pássaros (enquanto os pássaros não acabarem). Esta certeza tive-a hoje ao entrar numa repartição pública. Um senhor míope atendia devagar ao balcão; eu perguntei: «Que fez algum poeta por este senhor?»    E a pergunta afligiu-me tanto por dentro e por fora da cabeça que tive que voltar a ler toda a poesia desde o princípio do mundo. Uma pergunta numa cabeça. — Como uma coroa de espinhos: estão todos a ver onde o autor quer chegar? — Manuel António Pina, "Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo. Calma é Apenas um Pouco Tarde"

DIA DA CASTANHA

Na próxima sexta-feira, 10.11.2017, o "GRUPO DE COESÃO" vai realizar o seu primeiro evento de angariação de fundos, com venda saborosas surpresas (comestíveis)! Participa e contribui !

DESTAQUES DO MÊS

A Biblioteca, o Grupo de Coesão Social, o Grupo de Educação Especial e o Grupo de Filosofia dinamizam algumas atividades que animam o mês de novembro. Dia 10  - Dia da Castanha - Banca de surpresas - átrio junto ao Pequeno Auditório. Dia 15 - Dia LGP -"10 Anos de Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa" - Pequeno Auditório (manhã); - "Coreografia ABC Gestual" - átrio Biblioteca (intervalos grandes). Dia 16 - Dia da Filosofia _ "Atreve-te a Pensar"- Biblioteca. Dia 20 - "Em Jeito de Homenagem" Manuel António Pina                Leituras - Biblioteca + átrio.

LER MANUEL A. PINA II

Pensar de pernas para o ar Pensar de pernas para o ar é uma grande maneira de pensar com toda a gente a pensar como toda a gente ninguém pensava nada diferente. Que bom é pensar em outras coisas e olhar para as coisas noutra posição as coisas sérias que cómicas que são com o céu para baixo e para cima o chão. Manuel António Pina, O Inventão, Asa, 2003

LER MANUEL A. PINA I

A melhor maneira de celebrarmos o poeta Manuel António Pina é lê-lo. A Biblioteca da Soares oferece um dos seus poemas por cada semana deste mês de novembro. Os Livros É então isto um livro, este, como dizer?, murmúrio, este rosto virado para dentro de alguma coisa escura que ainda não existe que, se uma mão subitamente inocente a toca, se abre desamparadamente como uma boca falando com a nossa voz? É isto um livro, esta espécie de coração (o nosso coração) dizendo “eu” entre nós e nós? Manuel António Pina, Como se desenha uma casa ; ed. Assírio & Alvim, 2011

AUTOR DO MÊS

Este mês de novembro celebramos Manuel António Pina. Jornalista, poeta e cronista, autor de literatura para a infância e juventude, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto.