Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2016

De 18 a 23 de abril

Os livros para ver e ouvir em vários espaços! Concluída a Semana do Livro e da Leitura, a equipa da biblioteca escolar agradece a todos a colaboração e articulação em todas as atividades dinamizadas. Sem dúvida que o sucesso desta semana só foi possível com a vossa disponibilidade e empenho, no sentido de, todos juntos, formarmos alunos leitores competentes e críticos.

25 de abril

[...] "Sobre esta página escrevo o teu nome: liberdade." Manuel Alegre, A Praça da Canção

CNL-Fase Distrital

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu, na passada terça-feira, os alunos selecionados para a fase distrital da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A Escola Artística Soares dos Reis esteve muito bem representada pela nossa aluna Rita Leite, n.º 23, do 10.º 9, que foi uma das 5 finalistas apuradas! Parabéns pela excelente participação, Rita!

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A 23 de abril   (dia de S. Jorge), celebra-se  o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor . Esta data foi escolhida pela UNESCO para honrar uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha. Em troca, as damas brindavam-nos com um livro. Nesta data de 23 de Abril, a Soares presta também homenagem à obra de dois grandes vultos da literatura universal – Shakespeare e Cervantes, falecidos neste mesmo dia, em 1616,com a exposição de uma galeria de retratos elaborados pelos nossos alunos.

Todos a Ler!

E para completar a nossa semana, que tal esta sugestão para sábado, Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett?

Semana da Leitura na Soares!

De 18 a 23 de abril de 2016, a biblioteca escolar, numa iniciativa conjunta com vários grupos de docência da Escola Artística de Soares dos Reis, promove a Semana do Livro e da Leitura , que visa celebrar junto dos jovens a festa da leitura e do prazer de ler, criando "Elos de Leitura". Consulta o programa, participa e faz desta semana uma festa !

Convite - Exposição Cumpli-Cidades

Convida-se toda a comunidade educativa a visitar a e xposição de trabalhos dos a lunos da Escola Artística Soares dos Reis, intitulada Cumpli-Cidades , que está patente no Maia Welcome Center. Esta  mostra  inclui um conjunto de trabalhos,  onde se exploram  várias linguagens, técnicas e estéticas, que criam redes e rizomas por cumplicidades temáticas. Surge-nos como a caraterização perfeita para definir o trabalho de colaboração entre a Escola Artística de Soares dos Reis e a Divisão da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Maia. Não deixem de a visitar, até 24 de abri l de 2016.

«Elos de Leitura»

L er L er sempre. L er muito. L er "quase tudo". L er com os olhos, os ouvidos, com o tacto, pelos poros e demais sentidos. L er com razão e sensibilidade. L er desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento. L er imagens, paisagens, viagens. L er verdades e mentiras. L er o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as entrelinhas. L er na escola, em casa, no campo, na estrada, em qualquer lugar. L er a vida e a morte. Saber ser leitor, tendo o direito de saber l er. L er simplesmente l er. Edith Chacon Theodoro A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando Elos de informação e de compreensão   que suportem o entendimento entre os povos,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

Semana da Leitura na Soares«Elos de Leitura»

Este ano, a Biblioteca da Soares escolheu  dinamizar a 10ª edição da Semana da Leitura, de 18 a 23 de abril, aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, o 400º aniversário da morte de Shakespeare, falecido neste mesmo dia, em 1616, e o 150º aniversário da publicação da obra Alice no País das Maravilhas . São diversas as atividades de promoção do livro e da leitura, que a nossa Biblioteca está a preparar, com várias iniciativas em diferentes espaços e «Elos de Leitura».