quarta-feira, 24 de abril de 2013

25 de Abril

Gozemos o feriado e pensemos nas razões que nos levam a celebrá-lo, pensemos na necessidade de continuarmos a defender intransigentemente a liberdade.

44 Semanas, 44 Poetas - Semana 23



José Gomes Ferreira, advogado, cônsul, compositor  e romancista, ficou sobretudo na História como o "Poeta Militante", título de uma antologia de toda a  sua poesia publicada desde 1931, altura em que conheceu Fernando Pessoa com quem colaborou.

Podem saber mais da sua vida e obra aqui.







terça-feira, 23 de abril de 2013


Comemora-se hoje, dia 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A Biblioteca assinala este dia com marcadores de livros elaborados pelos alunos do 2ºano do curso de Técnico de Desenho Gráfico.
O folheto Ler na Soares celebra esta data, assinalando também os 120 anos de Almada Negreiros.

Convida-se a comunidade educativa a visitar a exposição intitulada "Os rostos e as vozes da Liberdade" patente no espaço exterior da Biblioteca, bem como uma instalação de livros no seu espaço interior.


domingo, 21 de abril de 2013

Os 250 anos da Torre dos Clérigos

Da autoria do pintor e arquitecto italiano Nicolau Nasoni, a Igreja dos Clérigos começou a ser construída em 1732. Foi uma das obras mais imponentes de Nasoni e é uma das representações mais marcantes do estilo barroco. Mas o verdadeiro "ex-libris" da cidade do Porto é a torre que se ergue na cabeceira da igreja.
Com 75 metros de altura, a Torre dos Clérigos foi erguida entre 1748 e 1763, também em estilo barroco. Na parte exterior da igreja avista-se uma escadaria dupla ornamentada de vasos esculpidos em pedra. Ainda no exterior, as estátuas de S. Pedro e de S. Filipe de Néri habitam dois nichos em forma de conchas.