Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2013

25 de Abril

Gozemos o feriado e pensemos nas razões que nos levam a celebrá-lo, pensemos na necessidade de continuarmos a defender intransigentemente a liberdade.

44 Semanas, 44 Poetas - Semana 23

José Gomes Ferreira, advogado, cônsul, compositor  e romancista, ficou sobretudo na História como o "Poeta Militante", título de uma antologia de toda a  sua poesia publicada desde 1931, altura em que conheceu Fernando Pessoa com quem colaborou. Podem saber mais da sua vida e obra  aqui.
Comemora-se hoje, dia 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A Biblioteca assinala este dia com marcadores de livros elaborados pelos alunos do 2ºano do curso de Técnico de Desenho Gráfico. O folheto Ler na Soares celebra esta data, assinalando também os 120 anos de Almada Negreiros. Convida-se a comunidade educativa a visitar a exposição intitulada "Os rostos e as vozes da Liberdade" patente no espaço exterior da Biblioteca, bem como uma instalação de livros no seu espaço interior.
Os 250 anos da Torre dos Clérigos Da autoria do pintor e arquitecto italiano Nicolau Nasoni, a Igreja dos Clérigos começou a ser construída em 1732. Foi uma das obras mais imponentes de Nasoni e é uma das representações mais marcantes do estilo barroco. Mas o verdadeiro "ex-libris" da cidade do Porto é a torre que se ergue na cabeceira da igreja. Com 75 metros de altura, a Torre dos Clérigos foi erguida entre 1748 e 1763, também em estilo barroco. Na parte exterior da igreja avista-se uma escadaria dupla ornamentada de vasos esculpidos em pedra. Ainda no exterior, as estátuas de S. Pedro e de S. Filipe de Néri habitam dois nichos em forma de conchas.

120 anos de Almada Negreiros

Pode ser vista na nossa biblioteca uma pequena exposição comemorativa dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros. Almada atravessou o século XX português, sempre com um papel de destaque. Artista multidisciplinar dedicou-se sobretudo às artes plásticas, mas legou-nos uma extensa e marcante obra literária. Vale a pena conhecer a sua vasta obra e algo da sua vida, o que pode ser feito aqui .

44 Semanas, 44 Poetas - Semana 22

João de Deus, poeta algarvio do século XIX, foi também um eminente pedagogo, tendo criado um método de ensino da leitura que ainda hoje é usado: a Cartilha Maternal .  Embora tenha sido advogado, pouco exerceu, tendo ganho a vida sobretudo como jornalista e tradutor. Conhecido como o poeta do amor, tem também uma vasta obra satírica, tanto lírica como dramática. Para conhecer melhor, podem seguir o  link . As escolas inspiradas por este poeta, continuam a formar crianças, ora vejam como.

Homenagem a Eduardo Nery

Está patente no painel exterior da biblioteca uma exposição sobre Eduardo Nery, em jeito de homenagem a este artista plástico que tem produzido intensamente desde o início da segunda metade do século XX. A sua obra variada inclui fotografia, colagem, desenho, pintura, tapeçaria e variadas intervenções de arte urbana em espaços arquitetónicos, de pavimentos a vitrais , de pinturas murais a azulejos. Vale a pena conhecer melhor Eduardo Nery, o que pode ser feito através da visita ao seu "site pessoal"

44 Semanas, 44 Poetas - Semana 21

Herberto Hélder, o poeta desta semana, aqui retratado por Frederico Penteado, nasceu na ilha da Madeira e viveu em muitos lugares, tendo tido uma vida cheia de experiências variadas o que, seguramente contribuiu para a riqueza da sua poesia. Vale a pena ler a sua biografia. Para conhecer melhor a sua poesia encantatória uma visita a esta página pode revelar-se útil. .

44 semanas - 44 poetas Semana 20

Helder Macedo, poeta, romancista, crítico, ensaísta investigador e professor universitário, desempenhou ainda vários cargos políticos na segunda metade dos anos 70. Para conhecer melhor a sua vida e obra vale a pena clicar  aqui . Já este ano  lançou um novo romance cujo título estabelece uma relação de intertextualidade com Camões: Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida .