Avançar para o conteúdo principal

Para LER - CNL

Breve Síntese

Angela Vicario casa com Bayardo San Román, um forasteiro que gosta de exibir, de forma bem arrogante, o seu poder económico, sendo “devolvida” logo após a noite de núpcias, depois de o noivo constatar que a jovem já não é virgem.
Pressionada pela família a revelar o nome do suposto sedutor, Angela denuncia Santiago Nasar como sendo o autor da façanha, por julgar que a fortuna deste fará dele um intocável, apesar de viver numa terra onde, segundo o costume, as dívidas de honra se pagam com a morte.
Angela engana-se. A mentalidade, típica de uma sociedade patriarcal, da família Vicario é incapaz de aguentar o escárnio motivado pela honra supostamente manchada e sente-se compelida pela sociedade a matar o “infame”, apesar da pouca vontade em fazê-lo.
Na realidade, os irmãos de Angela fazem tudo para dar a entender as suas intenções, com o objetivo de que alguém os impeça, proporcionando a Nasar a oportunidade para escapar a uma morte mais do que anunciada.
Apesar de todos os indícios serem facultados no sentido de evitar a morte apregoadíssima de Santiago, que apesar de apregoadíssima esta nunca é levada a sério pela maior parte das pessoas envolvidas que poderiam tê-la evitado.

BOAS LEITURAS!